ESTRADAS, PONTES E PONTILHÕES PASSAM POR REPAROS E ACESSOS SÃO LIBERADOS

As intensas chuvas que atingiram o município de Arroio do Tigre nos últimos dias deixaram um rastro de destruição, particularmente nas áreas rurais. Estradas, pontes e pontilhões sofreram grandes danos, causando transtornos significativos para os moradores e dificultando o tráfego local. No entanto, equipes da Secretaria de Obras e Viação do município têm trabalhado incansavelmente para restaurar a infraestrutura afetada.

Na semana passada, a Secretaria de Obras e Viação conseguiu recuperar os principais acessos à região do Sítio, através da Linha Paleta, Ponte Torta e Linha São Pedro. Após dias de trabalho intenso, o trânsito foi liberado na quinta-feira, dia 9 de maio. Contudo, as novas chuvas que caíram no final de semana danificaram novamente os aterros das estruturas, forçando as equipes a recomeçarem os reparos nesta semana.

O prefeito Marciano Ravanello acompanhou de perto as ações de recuperação, destacando a dedicação e o empenho das equipes em diversas frentes de trabalho. “Mesmo diante das adversidades climáticas, nossos funcionários têm demonstrado um compromisso exemplar em garantir a segurança e a mobilidade da nossa população,” afirmou Ravanello.

O gestor do município também estendeu seus agradecimentos a todos os voluntários e agricultores do município que estão auxiliando nesse momento, muitos utilizando maquinários e implementos próprios. “São pessoas que realmente estão preocupadas com a comunidade e neste momento muito dispostas a ajudar o município e esta é uma atitude louvável”, destacou Ravanello. Marciano também fez questão de agradecer as empresas terceirizadas que estão atuando de maneira firme na reconstrução do município.

Além disso, o prefeito agradeceu a paciência das pessoas que tiveram os acessos a suas residências danificadas. Segundo o prefeito, as pessoas entenderam a gravidade da situação e compreenderam que as condições climáticas atrasaram o cronograma de obras e dificultaram uma resposta mais imediata em pontos específicos.

Ações de Recuperação

As ações de recuperação começaram com a liberação do primeiro acesso que liga a Linha Paleta ao Sítio Baixo. Em seguida, os esforços foram direcionados para a Ponte Torta. Na quinta-feira, dia 16 de maio, as equipes ainda estavam mobilizadas para garantir o acesso pela Linha São Pedro. A expectativa é que, na próxima semana, outras regiões do município também recebam as melhorias necessárias.

Trabalhos Paralelos

Além das principais vias de acesso, outras equipes realizaram a limpeza de estradas no interior, incluindo a via em direção a São Roque e Linha Taquaral, onde ocorreram deslizamentos em diversos pontos. O bueiro antes da antiga ponte de ferro, no sentido Progresso a São José, foi reestruturado. A Ponte Torta, localizada em Linha Santa Cruz, também passou por uma limpeza minuciosa e foi reaberta para o trânsito.

O acesso à família Müller, no Taboãozinho, também foi refeito. Já no Taboãozinho fundos, três acessos foram consertados com bueiros de metro. Já em Linha São Pedro, a Travessa Eichelberger também passou por reparos emergenciais.

Em Linha Santa Cruz e Linha Taquaral, as equipes trabalharam arduamente para consertar bueiros danificados pelas águas, restabelecendo a acessibilidade terrestre a muitas regiões do município. “A recuperação desses pontos críticos é vital para garantir que nossos cidadãos possam transitar com segurança e normalidade,” ressaltou Ravanello.

Compromisso com a Comunidade

O prefeito aproveitou a oportunidade para elogiar a equipe da Secretaria de Obras e Viação pelo trabalho realizado. “Mesmo com todas as dificuldades impostas pelo clima, conseguimos executar um trabalho primoroso,” destacou ele, acrescentando que o compromisso da administração municipal é de continuar os trabalhos até que todas as áreas afetadas sejam plenamente recuperadas.

A mobilização das equipes e o apoio da comunidade têm sido fundamentais para superar os desafios impostos pelas fortes chuvas. Arroio do Tigre, com determinação e solidariedade, continua a avançar na reconstrução e na garantia de condições seguras para todos os seus habitantes.

Perspectivas Futuras

Na próxima semana, outras regiões do município devem continuar recebendo melhorias. A administração municipal está empenhada em manter a população informada sobre o progresso das obras e garantir que todas as áreas afetadas sejam atendidas com a urgência necessária.

Equipes estarão concentrando esforços na Linha Tigre, Linha Ocidental, Linha Travessão, Linha Barrinha e Linha Ressaca. Também será reconstruído o aterro da ponte de Linha Tigre que liga à comunidade Anjo da Guarda. Outra equipe estará trabalhando no acesso à cidade de Ibarama, em Linha Guabiroba.

Impacto dos Prejuízos

Conforme levantamento feito pelo setor de engenharia da prefeitura, são 26 pontes e pontilhões que precisarão ser refeitos na sua integralidade. O total estimado é de R$ 32 milhões para a recuperação de estradas e estruturas de pontes e pontilhões, em todos os distritos do município.

A resiliência de Arroio do Tigre é evidente na capacidade de sua população e de suas autoridades de enfrentar e superar adversidades, reforçando os laços comunitários e a determinação em construir um futuro mais seguro e próspero para todos.

Área Urbana

Além dos esforços para recuperar as estradas e acesso no interior, a equipe da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana também trabalha em ruas do centro e bairros para garantir melhores condições de trafegabilidade. Em alguns pontos, a água levou os paralelepípedos, que agora estão sendo recolocados. Melhorias em passeis públicos e limpeza também fazem parte do cronograma de obras desta secretaria.