FORTES CHUVAS CAUSAM DESTRUIÇÃO EM ARROIO DO TIGRE: PREJUÍZOS ULTRAPASSAM OS R$ 60 MILHÕES

O Município de Arroio do Tigre enfrenta um cenário desafiador após ser assolado por fortes chuvas que provocaram danos significativos tanto na área urbana quanto no interior. Um levantamento parcial realizado pela Administração Municipal, em parceria com a Emater-RS/Ascar, revelou que os prejuízos nas atividades agrícolas e culturas ultrapassam a marca dos R$ 20 milhões. Milho, milho silagem, feijão, soja e a atividade leiteira foram duramente afetadas, deixando agricultores e produtores em situação delicada.

Além dos impactos na agricultura, a infraestrutura do município também foi severamente comprometida. O evento climático destruiu 19 pontes e pontilhões, incluindo a emblemática ponte de ferro de Linha Cereja e a ponte da divisa com Estrela Velha, via Linha Ocidental. Danos em duas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI’s) foram registrados, e a maioria do calçamento da cidade está necessitando de reparos urgentes. Segundo laudo técnico do Setor de Engenharia, o custo aproximado para recuperar a infraestrutura danificada ultrapassa os R$ 40 milhões.

No âmbito humano e social, os danos são igualmente preocupantes. Até o momento, 32 pessoas foram desabrigadas e 770 estão desalojadas, enfrentando condições precárias devido à perda de suas residências ou à impossibilidade de retornar devido aos estragos provocados pelas chuvas. A administração municipal está mobilizada para prestar assistência a essas famílias, providenciando água, alimentos e roupas conforme a necessidade de cada uma delas.

Diante dessa situação desafiadora, a solidariedade e a união da comunidade se fazem mais necessárias do que nunca. Autoridades locais, organizações da sociedade civil e voluntários estão se unindo para prestar auxílio às vítimas e iniciar os trabalhos de reconstrução e recuperação das áreas afetadas. É um momento de apoio mútuo e superação, em que cada gesto de solidariedade faz a diferença na reconstrução da cidade e na vida daqueles que foram impactados por essa tragédia climática.