ENCHENTE DESABRIGA FAMÍLIAS E MOBILIZA COMUNIDADES

A enchente da semana passada atingiu diversos bairros de Arroio do Tigre, deixando famílias desabrigadas e desalojadas em meio ao caos provocado pelas fortes chuvas. Os bairros Rutzen, São Francisco, Cohab e as imediações do Estádio Carlos Ensslin foram particularmente afetados, com moradores sendo obrigados a deixar suas casas em busca de segurança.

Desde as primeiras horas de quarta-feira (1º), o Ginásio Tigrão tornou-se um refúgio para essas famílias, que ali encontraram abrigo e assistência durante os dias mais difíceis da enchente, permanecendo até o domingo (05). Graças à solidariedade da comunidade e à rápida mobilização das autoridades locais, os desabrigados receberam doações essenciais, como colchões, roupas de cama, travesseiros, toalhas de banho e kits de higiene.

A Paróquia Sagrada Família e a Comunidade Evangélica Martin Lutero desempenharam um papel fundamental nesse esforço humanitário, coordenando a distribuição de alimentos e servindo almoços e jantares diariamente aos desabrigados, com o apoio de voluntários e doações da comunidade.

Durante sua estada no Ginásio Tigrão, as famílias desabrigadas foram acompanhadas de perto por uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e psicólogos, garantindo assistência integral às necessidades de saúde e bem-estar dos atingidos pela enchente.

Após o período de acolhimento no ginásio, parte das famílias foi realocada para a antiga Casa do Estudante, enquanto outras encontraram abrigo na antiga creche Pingo de Gente, localizada em frente à Delegacia de Polícia. Além disso, a Secretaria da Assistência Social continua o trabalho de cadastramento das famílias afetadas pelas chuvas, localizada na Rua Castelo Branco, ao lado do Banco do Brasil, visando oferecer suporte contínuo e assistência às vítimas deste desastre natural.

Apesar dos esforços para a recuperação e assistência às famílias afetadas, ainda há desafios pela frente, com algumas pessoas contando com o apoio de familiares e amigos. A comunidade de Arroio do Tigre segue unida em solidariedade, demonstrando resiliência diante das adversidades e buscando reconstruir o que foi perdido neste período difícil.