CHUVAS CAUSAM ESTRAGOS EM ESCOLAS E SUSPENDEM AULAS

Na última semana, o município de Arroio do Tigre foi atingido por chuvas torrenciais que deixaram um rastro de destruição, especialmente nas instituições de ensino. Escolas municipais de educação infantil e fundamental foram duramente afetadas, sofrendo danos significativos em suas estruturas e equipamentos.

A Escola Municipal de Educação Infantil Vó Natália foi uma das mais atingidas, com sua estrutura completamente invadida pela água. O mobiliário em geral, equipamentos eletroeletrônicos, grama sintética do pátio, materiais didáticos e pedagógicos, além dos espaços pedagógicos, foram severamente danificados. Os estragos também se estenderam à estrutura física e elétrica do prédio.

Outra instituição afetada foi a Escola Municipal de Educação Infantil Pingo de Gente, que teve a estrutura de gesso do teto comprometida devido à infiltração de água provocada pelo elevado volume de chuva. Enquanto isso, na Escola Municipal de Educação Infantil Criança Feliz, a rede elétrica sofreu danos significativos devido à incapacidade das calhas em dar vazão ao volume de água, resultando em infiltrações que prejudicaram as instalações elétricas do prédio.

A situação não foi menos grave nas escolas de ensino fundamental. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Jacob Rech Segundo, localizada em Linha Rocinha, também foi invadida pelas águas, resultando em danos ao mobiliário, equipamentos, materiais didáticos e pedagógicos, além da estrutura física e elétrica do prédio.

Além dos estragos nas instituições de ensino, as chuvas intensas também afetaram a infraestrutura viária do município. Alagamentos, bueiros e pontes submersas tornaram a trafegabilidade nas estradas extremamente difícil, levando à suspensão do transporte escolar em todas as rotas. Como consequência, as aulas foram suspensas em todas as escolas municipais, estaduais e particulares a partir do dia 30 de abril de 2024.

A falta de fornecimento de energia elétrica e água potável também se tornou uma preocupação em todas as escolas municipais, agravando ainda mais a situação. Muitas escolas relataram danos em equipamentos de informática, infraestrutura de distribuição de rede e internet, rede elétrica, telhados e móveis, resultantes de raios, quedas de energia e inundações.

Diante desse cenário desafiador, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, juntamente com a comunidade escolar, mobilizaram esforços para avaliar os danos e iniciar os trabalhos de recuperação o mais rápido possível, visando o retorno seguro das atividades educacionais e o bem-estar dos estudantes, professores e funcionários.

O Secretário de Educação e Cultura, Fabrício Daniel Pape, expressou tristeza diante dos danos causados ​​pelas chuvas às escolas do município de Arroio do Tigre. Em suas palavras, ele lamentou os prejuízos materiais e pedagógicos enfrentados pelas instituições de ensino e destacou o comprometimento da administração em enfrentar essa situação desafiadora. Pape assegurou à comunidade escolar que a equipe já está em ação, trabalhando incansavelmente para restaurar as condições adequadas de funcionamento das escolas afetadas. Ele enfatizou que todas as medidas necessárias estão sendo tomadas para garantir que as aulas possam ser retomadas com segurança na próxima semana, visando minimizar o impacto sobre o calendário educacional e o processo de aprendizado dos estudantes.