PALESTRA ABORDA O MÊS DE COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

A Secretaria da Saúde, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CONDIM), promoveu uma palestra sobre o “Agosto Lilás”, mês de combate à violência contra as mulheres. O vice-prefeito Vanderlei Hermes, a juíza da Comarca de Arroio do Tigre, Márcia Rita de Oliveira Mainardi, a defensora pública Kedi Letícia Bagetti, o biomédico e especialista em saúde da 8ª Coordenadoria Regional de Saúde, Tobias Abich Rodrigues, e a secretária da Saúde Diana Rauber Mergen, acompanharam as atividades.

O evento ocorreu no Clube 25 de Julho e reuniu mulheres, profissionais da saúde e interessados no tema. A delegada Graciela Foresti Chagas foi a convidada para falar sobre o assunto e trouxe dados relevante de casos no município. Segundo ela, só na delegacia de Arroio do Tigre, já foram registrados 75 casos de violência doméstica neste ano. A delegada destacou eu esse problema social precisa ser combatido, uma vez que dele derivam outros crimes, como a normalização da violência. Dentro disso, em lares que possuem crianças, essa normalização da violência pode levar essas crianças, adolescentes e jovens ao mundo do crime e ao consumo de drogas.

A secretária da Saúde, Diana Rauber Mergen, lamentou que em 2023 ainda é preciso enfrentar casos de violência contra as mulheres. No entanto, conforme ela, é através desses eventos que a informação é difundida e chega até as pessoas. “Plantamos sementinhas através desse evento, que foi acolhido pela comunidade, e a partir disso queremos germinar esses conhecimentos para que mais pessoas bem informadas consigam tomar atitudes e promover mudanças de vida, principalmente aquelas relacionadas com esses tipos de violência”, salientou.

Durante seu pronunciamento, o vice-prefeito Vanderlei Hermes, aproveitou para destacar as boas ações promovidas pela Secretaria da Saúde e avaliou como muito positivo o evento. “Temos que valorizar a presença das mulheres no evento de hoje e de forma especial aquelas que ocupam posição de destaque na nossa sociedade, como é o caso da nossa delegada, da juíza e da defensora pública. Elas servem como exemplos a serem seguidos e demonstram que as mulheres podem e devem ocupar cargos de relevância”, frisou.

Pular para o conteúdo